Gênero e Sexualidade na Educação Física Escolar: Um Balanço da Produção de Artigos Científicos no Período Entre 2004-2014 nas Bases do Lilacs e Scielo

Por: Glenda Macedônia Gutierres Sabatel, Márcia Regina Canhoto de Lima, Marcos Vinicius Francisco e Stephanie de Sousa Alves.

Pensar a Prática - v.19 - n.1 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Por meio da revisão de literatura, buscou-se analisar as principais características presentes nos artigos científicos sobre gênero e sexualidade na Educação Física escolar publicados no Brasil nas bases de dados do Lilacs e Scielo. Procedeu-se pelo levantamento de artigos produzidos entre 2004-2014. Os resultados apontam que são poucos os estudos que interseccionam discussões entre gênero e sexualidade na Educação Física escolar. Os artigos analisam tais temáticas sob o enfoque de distintas concepções teórico-epistemológicas. As aulas do referido componente curricular precisam coibir a segregação de meninos e meninas, avançando na compreensão de que as questões de gênero e sexualidade não podem ser pautadas em parâmetros heteronormativos.

Endereço: http://revistas.ufg.emnuvens.com.br/fef/article/view/34159

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.