Gênero & Educação Física: Tornando Visíveis Fronteiras e Outras Formas de Reconhecimento

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Motrivivência - v.13 - n.19 - 2002

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Resumo

O texto fala sobre os “estudos de gênero”, enfatizando conceitos e significados considerados, aqui, como desnaturalizadores das diferenças inscritas e tatuadas nos corpos, via definições sociais, estabelecidas em função do sexo. Pergunta, mais particularmente, se a Educação Física, através de suas práticas cotidianas, está ajudando meninos e meninas, homens e mulheres a construírem suas identidades de gênero? Que valores, padrões e funções são atribuídos como próprios de cada sexo? Será que a condição de homossexual, definida pela orientação do desejo sexual para parceiros e parceiras do mesmo sexo, é objeto de reflexão no âmbito da Educação Física? Diz, também, sobre algumas idéias do que é gênero e para onde, para que novos sentidos ele caminha, em face do fenômeno contemporâneo que tem dado visibilidade cultural às múltiplas identidades, materializadas nas ações corporais, nos gestos e nas falas. Palavras-Chave: Gênero; Educação Física; Identidades de gênero.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/957

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