Gênero e Esporte na Escola: Reflexões a Partir da Declaração de Brighton Sobre Mulheres e Esporte

Por: .

Revista do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero - v.4 - n.6 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Há exatos 20 anos, em 1994, foi endossada a Declaração de Brighton sobre Mulheres e Esporte, da qual o Brasil é signatário através do Comitê Olímpico Brasileiro16. O objetivo primordial da Declaração é o de desenvolver uma cultura esportiva que permita e valorize a participação plena das mulheres em todos os aspectos do esporte. A Declaração apresenta princípios que deveriam guiar ações destinadas a aumentar a participação das mulheres no esporte em todos os níveis e em todas as funções e papéis.A Declaração de Brighton convoca organizações governamentais e nãogovernamentais e todas aquelas pessoas envolvidas com o esporte a colocar em prática os princípios estabelecidos no documento, criando políticas, estruturas e mecanismos que propiciem uma maior igualdade de gênero neste campo. Sendo o Brasil signatário deste documento e considerando a pertinência das questões ali propostas, entendo que ele pode pautar ações neste campo.

Endereço: http://www.observatoriodegenero.gov.br/menu/publicacoes/revista-anual-do-observatorio-brasil-da-igualdade-de-genero/at_download/file

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.