Gênero nas Aulas de Educação Física: Diálogos Possíveis com os Conteúdos do Currículo do Estado de São Paulo e o Facebook

Por: Amanda Gabriele Milani.

165 páginas. 2015 16/03/2015

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objetivo: a) observar e analisar as relações entre jovens nas aulas de Educação Física do 1o ano do Ensino Médio no tocante a perspectiva de gênero; b) propor e analisar intervenções pedagógicas em conjunto com um professor de Educação Física de uma escola pública, visando refletir sobre a temática de gênero a partir dos conteúdos do currículo do Estado de São Paulo e c) analisar como a TIC, facebook pode auxiliar no desenvolvimento da temática gênero nas aulas de Educação Física. Utilizou-se o método de caráter qualitativo, sendo a pesquisa dividida em três etapas. Na primeira realizou-se um diagnóstico sobre como o professor e os alunos entendem a questão do gênero. Na segunda etapa foi elaborado em conjunto com o professor, propostas de intervenção pedagógica visando a inserção da temática de gênero nas aulas. Na terceira etapa, foi criado um grupo fechado no facebook para fomentar as discussões de gênero entre os atores escolares. A análise dos dados ocorreu por meio da observação das aulas do professor, análise das postagens realizadas no grupo do facebook, entrevistas semiestruturadas com professor e alunos, e análise dos diários de campo, sendo empregada a técnica da análise de conteúdos. Os resultados foram expressos em três categorias, sendo a primeira Aproximação com o campo: a contextualização da escola e das aulas de Educação Física, verificou-se que a escola está se adaptando ao modelo da escola de tempo integral. Os alunos observados apresentaram um bom convívio entre os sexos, mas em relações ao gênero foi verificada uma dominação masculina em alguns momentos. O professor colaborador demonstrou avanços em sua prática pedagógica, entretanto, verificouse a separação de meninos e meninas em algumas atividades. Na segunda categoria de análise, Sociedade e Gênero, foram discutidos os estereótipos de gênero presentes na sociedade.

Endereço: http://repositorio.unesp.br/handle/11449/126525

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.