Gênese e Sentidos dos Parâmetros Curriculares Nacionais e Seus Desdobramentos Para a Educação Física Escolar Brasileira

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2011 00/00/0000

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Resumo

O presente estudo insere-se na temática política educacional e aborda, especificamente, os parâmetros curriculares nacionais e a prática pedagógica em Educação Física escolar no contexto da reforma educacional brasileira nos anos 90. Seu objetivo é identificar e discutir a gênese e o sentido dos parâmetros curriculares nacionais buscando apreender seus desdobramentos para a Educação Física, suas prioridades e compromissos. Relaciona a gênese ao desenvolvimento do projeto neoliberal no país, e às orientações dadas por organismos internacionais, principalmente o Banco Mundial e a Unesco sobre o modelo de reforma curricular a ser seguido pelos países em desenvolvimento. Indica as categorias de integração, ecletismo e ressignificação conceitual como expressão da essência dos PCNs. Como procedimento de pesquisa realizou uma análise de conteúdo de dois volumes: documento introdutório e documento da área da Educação Física de quinta a oitava séries. Utilizando como estratégias investigativas as análises textual, temática e interpretativa que favorecessem a identificação das incongruências internas das argumentações, buscou interligar os PCNs aos aspectos externos do contexto social, político e econômico em que está inserido, e aos aspectos internos da prática pedagógica em Educação Física escolar, no sentido de identificar as categorias que melhor o explicassem. De maneira geral, aponta como compromisso dos PCNs responder as necessidades de reprodução ampliada do capital no Brasil, tendo como prioridade educacional a formação de um novo tipo de cidadão e trabalhador exigido pela sociedade globalizada, porém, esse processo não ocorre de forma direta, mas mediada por um discurso crítico, democrático e participativo, tanto no campo da educação escolar quanto da Educação Física.

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