Gerenciamento do Convênio de Pesquisa dos Programas Esporte e Lazer da Cidade e Segundo Tempo: Aprendizados e Desafios

Parte de Sistema de Monitoramento & Avaliação dos Programas Esporte e Lazer da Cidade e Segundo Tempo do Ministério do Esporte . páginas 143

Resumo

Destacamos, a seguir, aspectos importantes do gerenciamento do convênio de pesquisa, relatando a experiência da PUC Minas, por meio do Centro de Estudos em Educação Física, Esporte e Lazer (CEEFEL), na liderança e na realização dos processos de gestão administrativa, financeira e executiva do Convênio 700735-2008.

Destacamos o processo de execução do referido convênio, bem como as interfaces e desafios enfrentados durante sua realização. Entretanto, observamos que as ações de gerenciamento foram realizadas desde a aprovação do projeto (Avaliação dos Programas Esporte e Lazer da Cidade e Segundo Tempo: elaboração de método avaliativo, pelo Edital de Chamada Pública), com as demandas que envolveram a submissão do projeto à concedente (no caso o ME), o preenchimento de formulários e cadastros conforme Manual de Convênios, o protocolo e o envio da documentação solicitada. Todas essas ações foram necessárias para viabilizar a elaboração da minuta do convênio com fins de que fosse assinado.