Gerenciamento de Risco em Corrida de Rua: Perfil dos Maratonistas em Foco

Por: Ana Paula Rennó Sierra, Carlos Anibal Sierra, Maria Augusta Peduti Dal Molin Ki, Maria Fernanda Cury Boaventura, Marino Benetti, Nabil Ghorayeb, Patricia Smith, Renata Gorjão, Silvia Gonçalves Mariano e Vinicius Coneglian dos Santos.

Revista Intercontinental de Gestão Desportiva - v.4 - n.2 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Corridas de longa distância tem se popularizado, provavelmente resultado do conhecimento acerca dos múltiplos benefícios associados a prática regular de exercícios físicos. Nas ações de gerenciamento que o gestor do esporte e os organizadores de eventos esportivos executam, entre eles as provas de corrida de rua, é crucial a compreensão da importância do gerenciamento de riscos. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi verificar o perfil demográfico, psicográfico e esportivo dos corredores de uma maratona e identificar os fatores que podem ser relevantes para o gerenciamento de risco em um evento esportivo desta natureza. A metodologia utilizada englobou a pesquisa exploratória, com amostra não probabilística e por conveniência.Os participantes responderam a um questionário auto-aplicável e foram submetidos a teste cardiopulmonar e avaliação física. Participaram desta pesquisa 74 maratonistas com 34,38 ± 8,38 anos, com nível de escolaridade mais prevalente o nível superior e um IMC médio, correspondente a de indivíduos normais (eutróficos). Os maratonistas não tinha nenhum fator de risco modificável, exceto um maratonista que era tabagista. A freqüência media de treino era de 4 vezes por semana. Podemos concluir para o sucesso de um evento esportivo, além da organização geral, é de suma importância o gerenciamento de risco, sendo o praticante um dos pontos chaves nesse processo. Dessa forma, considera-se que a obtenção e a análise de informações sobre esses indicadores dos inscritos em um evento dessa natureza podem contribuir para mudar o quadro atual da avaliação e da prevenção de riscos na maioria dos eventos realizados no país.

Endereço: http://www.revista.universo.edu.br/index.php?journal=gestaoesportiva&page=article&op=view&path%5B%5D=1468

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.