Gérson e a Lei de Gérson: Utilização do Esporte no Contraponto da Atitude Desportiva em Comercial de Televisão

Por: Milton Martins de Lara Junior e Ricardo Bruscagin Morelatto.

XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

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Resumo

Uma investigação sobre peça de comunicação veiculada nos anos 70 (Comercial do cigarro Vila Rica), no qual o herói do tri-campeonato mundial de futebol, Gérson, dava um depoimento que ficou conhecido de forma pejorativa como: a Lei de Gérson, símbolo do atraso brasileiro, exemplo de utilização de figura pública dialogando com os arquétipos do herói e do malandro, negando – de certa forma – o próprio caráter da desportividade. Utilizaremos as referências de HILLMAN (Cidade & Alma, 1993), MATTA (Carnavais, Malandros e Heróis, 1997) e OLIVEIRA (O Jogo dos Deuses, o Jogo dos Homens, 2004), buscando o cenário do Brasil dos anos 70 e chegando aos malandros de nossos dias (2007).

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/index.htm

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