Gestão do Conhecimento: Uma Abordagem Estratégica dos Processos, da Informação e do Conhecimento nas Organizações Públicas

Por: Andrea Cristina Pires de Azevedo Pinto Ribeiro.

2015 00/00/0000

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Resumo

O conhecimento é o recurso econômico que mais gera vantagem competitiva às organizações, e como tal, precisa ser gerenciado para viabilizar sua utilização em ações estratégicas organizacionais. Este trabalho visa discutir elementos constituintes da gestão do conhecimento, seus processos individuais e coletivos relacionados ao aprendizado e a importância do conhecimento na organização, trazendo tais conceitos para o âmbito das organizações públicas. Para melhor fundamentar a discussão, foram analisadas a gestão estratégica e a gestão por resultados, modelos de implantação obrigatória para a adoção da gestão do conhecimento. No estudo da gestão estratégica, será demonstrada a visão da estratégia organizacional por intermédio da evolução do pensamento estratégico. A gestão por resultados, por sua vez, será apresentada como uma ferramenta para flexibilização dos processos. Em seguida, serão avaliadas dimensões da gestão organizacional que permitem o desenvolvimento dos processos de geração, transmissão e apropriação de conhecimento no ambiente organizacional. Entre as dimensões analisadas, encontram-se: o conhecimento - evolução, conceitos e criação; gestão do conhecimento - vantagem competitiva sustentável e estratégias para implantação; gestão estratégica do capital intelectual e da informação; organizações que aprendem – características, disciplinas, redes de conhecimento e cultura organizacional. Este estudo é de natureza exploratória e descritiva com uma abordagem qualitativa, por intermédio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, e uma abordagem quantitativa sob a forma de coleta de dados por meio de questionários, que juntas possibilitaram a compreensão de todos os aspectos analisados. Com o estudo dos modelos de gestão em foco, pretende-se demonstrar que a combinação do antigo com o novo, do coletivo com o individual, do quantitativo com o qualitativo, do científico com o empírico pode ser o caminho para a gestão de sucesso nas organizações públicas. 

Endereço: http://repositorio.ual.pt/handle/11144/737

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