Gestão da Informação Científica Aberta: Um Estudo Aplicado a Vídeo Científico em Eventos

Por: Livia Regina Nogueira dos Santos.

130 páginas. 2017 22/02/2017

Send to Kindle


Resumo

A comunicação é essencial para o processo de investigação científica, e percebe-se que o perfil dos pesquisadores tem se modificado com a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação no seu cotidiano de pesquisas. A proposta do vídeo pôster, em substituição do pôster em papel ou lona, demonstra a preocupação por parte dos gestores de eventos científicos a respeito dessa mudança. Esta investigação tem como objetivo propor um modelo de Gestão da Informação científica aberta de vídeo, visando a consolidação do vídeo pôster como meio de comunicação científica. A pesquisa foi desenvolvida a partir do levantamento na literatura de modelos de Gestão da Informação científica aberta de vídeos, das informações colhidas em entrevistas com os gestores dos eventos ELECS 2013; EURO ELECS 2015; SBE16 Brasil & Portugal; e no CoRubric16 e dos dados coletados por meio de um survey, enviado aos participantes dos eventos supracitados. Os resultados, após tratamento dos dados e confronto das ideias dos gestores com as opiniões dos participantes, apontam que o vídeo pôster tem potencialidades de prolongar e até mesmo perenizar os produtos de comunicação científica de eventos e promover as divulgações científicas. Além das possibilidades de reuso, como recurso educacional e promoção do marketing científico. Entretanto, 67,74% dos autores de vídeo pôster afirmaram nunca terem visitado o canal do evento, demonstrando a cultura de esquecimento após publicação do trabalho. Com isso, surge a necessidade de enfatizar as potencialidades do vídeo pôster com o intuito de consolidar este recurso inovador no meio científico. Ressalta-se a importância da definição dos metadados na indexação, para que facilite a recuperação e reuso dos vídeos. Como resultado final da pesquisa, apresenta-se a proposta de um modelo de Gestão da Informação Científica Aberta, para o uso de gestores de eventos.

Endereço: http://www.ppgcgti.ufpr.br/publicacoes/81-gestao-da-informacao-cientifica-aberta-um-estudo-aplicado-a-video-cientifico-em-eventos.html

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.