Editora Instituto Português do Desporto e Juventude I. P.. Portugal None. 105 páginas.

Sobre

A gestão desportiva é uma realidade com cerca de cinquenta anos e que se desenvolveu em função do crescimento da importância do desporto enquanto fenómeno social multifacetado (espetáculo, recreação, formação e saúde), com implicações económicas cada vez maiores no contexto da vida dos cidadãos, organizações e países.

O gestor desportivo é portanto uma profissão jovem que se encontra numa fase de afirmação e de consolidação. Na Europa, o seu principal espaço de atuação está localizado nas organizações estatais, sejam elas de nível local, regional, nacional ou internacional, numa ligação preferencial com a dimensão do «desporto para todos». O setor do desporto espetá- culo parece menos recetivo e exigente aos novos profissionais, enquanto o setor privado ligado aos serviços desportivos revela maior abertura.

O sucesso desportivo e das organizações desportivas são indissociáveis da capacidade de promover estratégias de cooperação e colaboração entre os dirigentes e os treinadores, sendo obviamente este um movimento que deverá ser realizado por ambas as tipologias de agentes desportivos.

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