Resumo

Objetivos:
Esta investigação tem como objetivo geral analisar a gestão de recursos humanos das Federações Esportivas do Estado de Pernambuco. Os objetivos específicos são: compreender o conceito de organização esportiva; descrever os procedimentos de gestão de recursos humanos.

Métodos e Resultados:
No que diz respeito à metodologia trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva consubstanciado em Quivy e Campenhoudt (2008), onde os procedimentos iniciais foram processos exploratórios decorrentes da bibliografia relativa à temática. O passo seguinte foi à realização de uma intervenção de campo entre cinqüenta e duas federações esportivas do Estado de Pernambuco no período agosto a outubro de 2010. Os dados foram obtidos mediante aplicação de questionário com 19 perguntas fechadas, cujo tratamento decorre do processo de estatística descritiva. Os procedimentos metodológicos foram inspirados em Sarmento, Pinto e Oliveira (2006) e a escolha dos entrevistados respeitaram os critérios desenvolvidos por Lopez e Luna-Arocas (2000). Os dados revelam que 93% dos dirigentes não recebem remuneração pelo trabalho desenvolvido na federação e apenas 21% possuem um quadro fixo de funcionários. Das federações entrevistadas apenas 25% afirmaram ter um quadro permanente de profissionais responsáveis pelo treinamento das equipes que representam o Estado nas competições nacionais e internacionais, deste percentual apenas 7% são remunerados.

Conclusão:
Conclui-se que a gestão dos recursos humanos das federações esportivas do Estado de Pernambuco encontra-se em situação precária, onde a ausência de um quadro fixo de funcionários e a não remuneração dos recursos humanos são elementos essenciais para a real situação deficitária destas organizações.