Gestos e Expressões Faciais de árbitro, Atletas e Torcedores em Um Estádio de Futebol: Uma Análise das Imagens Transmitidas Pela Televisão

Por: Antonio Carlos Simões e Paulo Félix Marcelino Conceição.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.18 - n.4 - 2004

Send to Kindle


Resumo

O processo de observação, descrição e registro dos comportamentos tem sido tema constante de discussões na área científica do esporte de competição. O objetivo deste estudo foi analisar o conteúdo das mensagens não-verbais implícitas nas manifestações gestuais e expressões faciais de atletas, árbitros e torcedores no transcorrer de uma partida de futebol televisionada. As expressões faciais e manifestações gestuais de atletas, árbitros e torcedores foram classificadas em emblemas, ilustradores, demonstradores de afeto, reguladores e adaptadores, de acordo com as categorizadas estabelecidas por EKMAN e FRIESEN (1969). Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos pelos próprios pesquisadores: as imagens transmitidas pela televisão foram gravadas em vídeo, fotografadas com uma câmera digital Kodak DC 3200, tratadas e analisadas no programa Corel Draw 9.0. O estudo científico da comunica ção não-verbal implícita as imagens do futebol, atravessado pelo recorte midiático revela um campo importante de estudos no âmbito da psicossociologia do esporte. Os resultados evidenciam emblemas com significados verbais explícitos, demonstrações de afetos, busca de autocontrole. Conclui-se que o estudo contribui para caracterizar a atmosfera do futebol, como estado espetáculo (ações, emoções e sentimentos que contagiam os torcedores), e emblemas e manifestações com significados rituais e religiosos exercem papel determinante na definição do futebol como fenômeno social e mental, permeado por mensagens subliminares, inserindo-o numa esfera análoga às crenças e reeditando o esporte como mito. UNITERMOS: Futebol; Televisão; Imagem; Expressão facial; Comunicação não-verbal.

Endereço: http://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16574

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.