Ginástic Rítmica: Uma Proposta Pedagógica Para Crianças de Proposta Pedagógica Para Crianças de 07 a 10 Anos de Idade.

Por: Ligia Andréa Pereira.

162 páginas. 2003

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo, foi desenvolver sugestões de atividades, para crianças de 7 a 10 anos no município de Umuarama, Paraná, Brasil, enfatizando a ginástica rítmica como conteúdo de desenvolvimento da criança, através dos movimentos livres e jogos educativos, baseados em situações da ginástica rítmica, com a finalidade de expressão e prática das atividades propostas. Esta pesquisa dividiu-se em duas fases distintas: a) a primeira, nos preocupamos enfocar a formação da criança, aplicando um questionário descritivo com questões abertas e fechadas, com perspectiva do ensino da Educação Física que é oferecida nas escolas, relacionando a administração do conteúdo ginástica existente por parte dos professores, e assim, verificar a procedência de atividade física praticada por elas. A amostra de escolas correspondeu a 12 escolas municipais, 19 escolas estaduais e 9 escolas particulares Os resultados foram representados em forma de gráficos, com valores percentuais das questões realizadas; b) no segundo momento, focamos a aplicação da proposta das atividades com conteúdos da GR e testamos a sua validade com a aplicação de testes utilizando-se de informações antropométricas e motoras (Peso, Estatura, Flexibilidade, Força (RML), Coordenação Rítmica, Equilíbrio e Impulsão Horizontal), ocorrendo em dois momentos diferentes. O pré teste, aplicado seis meses antes do inicio da proposta de atividades, e o segundo momento (pós teste), ao final desta implantação, após seis meses das práticas. A amostra utilizada na pesquisa constituiu-se de 152 crianças no ano de 2002. Para estes resultados, utilizamos os procedimentos da estatística descritiva e a comparação entre os dois momentos do teste, realizado através de um teste "T" para amostras dependentes pareadas, além da utilização das informações de níveis de significância para p>0,05 e p>0,01. Verificou-se que as crianças obtiveram resultados melhores em termos das variáveis motoras, o que nos faz pensar que a proposta tem grande possibilidade de ser aplicada em diversas situações, e possui uma abordagem significante para o desenvolvimento da criança.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=769&listaDetalhes%5B%5D=769&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.