Ginástica

Parte de XIX Olimpíada Mexico/68. Aspectos Técnicos Evolutivos. . páginas 101 - 108

Resumo

Um esporte cuja sensação não decorre da apreciação simples e imediata do ponto obtido ou da superação de tempo, espaço, pêso, adversário; esporte que, no virtuosismo de seus movimentos e na imaginação criativa de suas combinações margeia a arte mas no recato que o caracteriza, não se força sobre o assistente, — êste precisa amadurecer a ponto de se capacitar à absorção do refinamento dos movimentos impostos ao corpo pelo espírito através de um domínio por vezes inverossímel — um tal esporte não insiste em obter de imediato uma preferência generalizada.

Caminha porém com a segurança que lhe confere uma introspecção profunda até atingir, inadvertidamente, a elevação do cume, e sofrer o impacto da resplandescência de uma consagração.

Houve efetivamente a contribuição de fatos correlatos: Vera Caslavska, a grande ginasta tcheca, campeã olímpica e mundial, se constituiu sem dú- vida na figura de maior destaque desta Olimpíada.

A popularidade que atraíra, através da participação nos torneios pré- olímpicos, se acentuaria ainda mais pelo momento político. A invasão de sua pátria desencadeava fluxos de simpatia, os quais, mesmo que incompatíveis com as normas olímpicas, são incontroláveis.  

Arquivo