Ginástica

Parte de XIX Olimpíada Mexico/68. Aspectos Técnicos Evolutivos. . páginas 109 - 136

Resumo

APROXIMAÇÃO HISTÓRICA

Embora os primeiros tratados de ginástica fossem localizados na China, por volta do ano 2.600 A.C., o conceito dessa atividade parece ter evoluído realmente nos últimos dois séculos.

Impulsionada por Jean Jacques Rousseau e Johan Basedow, foi destacada pelo primeiro em sua famosa obra Emílio (1762) e se deve ao segundo a instituição do primeiro ginásio público dos tempos modernos, assim como a direção do primeiro grupo de professores de ginástica em um colégio europeu (1723-1790).

Mencionada nas obras de Jerônimo Mercurial, em seus aspectos mé- dico, bélico e atlético, foi ressaltada por Guts Muths (1759-1839) com a publicação do primeiro livro didático. Juntamente com Fricdirich Ludwig Jahn (1778-1852), foi um dos inventores dos aparelhos que hoje se utilizam na ginástica esportiva.

Enquanto Guts Muths incrementou a ginástica infantil, Jahn foi o investigador e mestre entusiasta, o organizador e divulgador da habilidade física para estimular o vigor da juventude alemã. Foi também o criador da "barra fixa", das "barras paralelas" e das "argolas", como aparelhos ginásticos, enquanto o "cavalo", construído em madeira, tinha já sua origem entre os romanos, utilizado no treinamento de seus exércitos para aquisição de agilidade e destreza. As competições de ginástica nos Jogos Olímpicos foram incluídas desde 1896, em Atenas, cujas provas eram estabelecidas apenas para equipes. As provas realizadas no solo, isto é, os "exercícios a mãos livres", bem como o concurso individual, somente tiveram lugar nos Jogos Olímpicos de Berlim (1936). Em Atenas, utilizaram-se apenas a barra fixa, as barras paralelas, as argolas, o cavalo com arções e o cavalo para salto.

O desenvolvimento da Ginástica Olímpica, tanto no setor masculino como feminino,, tem dado nos Jogos Olímpicos nôvo sentido à beleza do ritmo, da força e da habilidade, alcançando a nível técnico cada vez mais apurado e logrando interessar milhares de aficionados, que acorrem de todo o mundo a êsses eventos, com o fim principal de presenciar as competições de ginástica.