Ginástica em Academia no Rio de Janeiro

Por: .

97 páginas. 1990 21/12/1990

Send to Kindle


Resumo

A finalidade deste estudo foi pesquisar a Ginástica em Academia no Rio de Janeiro nos períodos 30/60 e 60/90, respondendo às seguintes questões: (1) Quem eram os professores atuantes nas academias no período 30/60? (2) Quais eram os objetivos da ginástica em academia? (3) Qual a metodologia da ginástica aplicada em academia? ,Para conhecer a ginástica em academia no período 30/60, foi utilizada a metodologia da pesquisa analítica, um subtipo da pesquisa histórica, isto é, fontes de informações foram selecionadas para propiciar a descrição de fatos que ocorreram no passado. Para investigar a ginástica em academia no período de 60/90, foi empregada a metodologia de análise documentária modificada (análise de documentos acrescida de entrevistas). As fontes documentárias foram selecionadas levando-se em consideração a recenticidade da obra e a autoridade reconhecida do autor. Os resultados obtidos foram: ,(1) As professoras pioneiras da Ginástica em Academia foram: Grete Hillefeld, Kelly Whace, Yara Jardim Vaz, Ana Bariska e Emma Vargas. (2) Muitos foram os objetivos verificados de 1930 a 1990. Estes variaram em função das mudanças dos conceitos da Educação Física durante os 60 anos, de existência, da ginástica em academia. Todavia, o objetivo estético foi constatado no período estudado (30/90). (3) As propostas metodológicas apresentadas pelas precursoras (30/60), sofreram influência dos métodos de ginástica e de dança de origem estrangeira, preconizadas em suas formações profissionais. No período 60/90, foi constatado, nas propostas de planejamento didático de autoria de professores de ginástica de academia no Rio de Janeiro, uma grande influência de três métodos também de origem estrangeira (calistenia, ginástica aeróbica e step training). O estudo concluiu que as trocas constantes de métodos, as diferenças nas propostas de planejamento ou ainda as reformulações nos objetivos indicam mais uma evolução por ensaio e erro do que uma mudança sistemática e consciente à partir do desenvolvimento e do conhecimento na área de Educação Física. Recomenda-se que: (1) uma nova investigação seja realizada para responder às seguintes questões: (a) Qual o objetivo, hoje, da ginástica em academia no Rio de Janeiro? (b) Qual a metodologia utilizada? (2) Que os resultados desse estudo sejam divulgados para a comunidade da Educação Física e aos professores de ginástica em academia do Rio de Janeiro.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=715&listaDetalhes%5B%5D=715&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.