Resumo

INTRODUÇÃO

Na década de 1980 houve um grande marco epistemológico no campo de pesquisa da Educação Física (EF), período onde surgiram variadas correntes pedagógicas, dentre elas, a concepção crítico-superadora, que considera ser conteúdo de ensino da EF “os jogos, a ginástica, as lutas, as acrobacias, a mímica, o esporte e outros” (SOARES, 1992, p. 10), ou seja, esta disciplina tematiza em âmbito escolar as manifestações pertencentes à cultura corporal. Este trabalho se refere a um relato de experiência que visa descrever a percepção de alunos pertencentes à EJA7 sobre o papel da Ginástica na formação de corpos socialmente padronizados. A relevância deste estudo diz respeito ao enriquecimento da literatura envolvendo temáticas nesta referida modalidade de ensino que tem se mostrado escassa, principalmente, no que diz respeito aos sucessos e insucessos inerentes às propostas pedagógicas de cunho crítico e às práticas docentes dos professores de EF inseridos na EJA.

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