Ginástica - Federação Internacional de Ginástica-FIG - Confederação Brasileira de Ginástica-cbg

Por: Heloisa Alonso, Ingeborge Crause, José Carlos Eustáquio dos Santos, Margareth de Paula Ambrósio, Maria Eduarda Poli, e Sérgio de A. Bastos.

Atlas do Esporte no Brasil.

Send to Kindle


Resumo

Origens da Ginástica

Desde seus primórdios, com gestos utilitários e rudimentares, até a atual concepção, com formas estilizadas, executadas nos limites humanos de destreza, as formas de expressão da Ginástica percorreram um caminho que as levou a diversas interpretações. Em princípio, a prática de atividades físicas sempre foi um elemento próprio dos seres humanos, segundo Ramos (1982), “estando presente desde a Pré-história, afirmando-se na Antigüidade, estacionando na Idade Média, fundamentando-se na Idade Moderna e sistematizando-se na Idade Contemporânea”. O termo Ginástica é derivado do grego gymnastiké, cujo significado é exercício com o corpo nu. Segundo Langlade & Langlade (1970), “para os gregos, Ginástica significava atividades físicas em geral, tais como corridas, lançamentos, saltos, lutas, etc...o ano de 1800 é uma data precisa para determinar o surgimento da atual Ginástica, dali em diante a Ginástica evoluiu incessantemente”. A conotação do termo Ginástica, a partir do século XIX, passou a identificar apenas a prática de exercícios físicos, conforme as diversas interpretações dos sistemas e métodos de Ginástica. Neste mesmo século, apareceram os esportes na expressão moderna e tal tendência incluiu a Ginástica.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.