Ginástica Geral Para Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual: a Experiência do Laefa Potencializando Ações Inclusivas

Por: Karolina Silva Mattos, Michelly de Menezes Garcia e Rodrigo Pimentel de Carvalho Lopes.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Pesquisa qualitativa que buscou descrever/analisar o ensino da Ginástica Geral (GG) como ferramenta potencializadora aos processos inclusivos de jovens e adultos com Deficiência Intelectual. O delineamento teórico-metodológico baseia-se na Pesquisa Ação Colaborativa. Os sujeitos são da APAE de Vitória/ES e da comunidade totalizando 30 alunos. A coleta de dados se deu com o registro das aulas em diários de campo, relatórios feitos pelos monitores e a realização de um grupo focal com os responsáveis pelos alunos. Os resultados evidenciam a expressiva contribuição da GG para a inclusão dos mesmos, potencializando a interação social e formação humana, a partir de ações comunicativas entre alunos e professores, auxiliando-os, assim, em seus processos de construção da autonomia.

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5586

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.