Ginástica Laboral e Ergonomia - Intervenção Profissional

Por: Marcos Gonçalves Maciel.

Fontoura. 2010

Send to Kindle


Resumo

Para atuar com programas de Ginástica Laboral é necessário reunir conhecimento proveniente de áreas como Ergonomia, Segurança do Trabalho, Recursos Humanos e Saúde Ocupacional, para que seja possível garantir um atendimento adequado às necessidades da empresa e do trabalhador..

Este livro traz para os profissionais o maior desafio encontrado no decorrer da aplicação dos programas: a necessidade de preparar-se não só para aplicar as atividades, mas também para produzir indicadores que possam sinalizar ganhos na educação, informação e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

A gestão dos programas exige a definição das ferramentas adequadas de acordo com o foco do programa. Na década de 90, os objetivos específicos dos programas de ginástica laboral eram baseados fortemente nas necessidades de compensação muscular das estruturas mais solicitadas ou envolvidas em tarefas com movimentos repetitivos. Atualmente estes objetivos foram ampliados, o que exige frequente atuação em parceria com departamento de recursos humanos para gerenciamento do estresse, melhora do clima organizacional, integração das equipes e diminuição do sedentarismo.

Neste aspecto, o livro aborda a importância do olhar para a mudança comportamental e promoção da saúde no ambiente de trabalho e a relevância que a ginástica laboral possui para a abordagem, tanto das necessidades biomecânicas, quanto de motivação e gerenciamento do estresse.

Endereço: http://www.editorafontoura.com.br/produtos/laboergo.htm

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.