Ginástica Para Todos: Sua Interação Social nas Aulas de Educação Física Escolar

Por: D. S. Franco, M. S. Pipa e S. A. M. Pereira.

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

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Resumo

A Ginástica para Todos é uma ginástica de representação, isto é, não é competitiva, portanto, é facilitadora do acesso de todos para sua prática pedagógica no ambiente escolar. A presente pesquisa investigou a possibilidade de inserção da Ginástica para Todos (GPT) como proposta pedagógica da Educação Física no ambiente escolar, para tanto, utilizou-se do método de pesquisa-ação , uma vez que desta forma seria viável uma maior construção coletiva de conhecimento para essa prática pedagógica em questão . O objeto de estudo foi uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental com faixa etária de 11 a 13 anos de uma Escola Municipal de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro. Foram aplicados vídeos e documentários e, principalmente, foram desenvolvidas oficinas na confecção de materiais alternativos e foram elaborados e executados dez Planos de Aula da GPT nas aulas de Educação Física Escolar (EFE). Este artigo abordará um recorte das atividades constam nos planos de aula onde ocorreu aplicabilidade da proposta da vivência da GPT em conjuntura com promoção da inserção social nas aulas de EFE. É importante destacar as três principais atividades: atividade montagem da ordem alfabética constava no plano de atividade Corpo em Movimento; tudo ritmado que consta no plano de aula Corpo e os Movimentos Ginásticos e movimentos variados com elemento da Ginástica Rítmica no plano de aula Corpo e os Movimentos Naturais com elementos básicos da Ginástica. Os resultados apontaram uma interação social com a prática proposta e a descoberta da manifestação da cultura corporal por meio das diferentes interpretações da ginástica, seja artística, rítmica, acrobática, entre outras, possibilitando as mais variadas formas de expressão do ser humano, sempre voltada para livre expressão e espontânea do movimento. É possível concluir que ao inserir a prática da GPT no ambiente escolar os ganhos são fundamentais e importantes aos alunos, sujeitos da ação, e à Educação Física Escolar, pois, é um ganho significativo nessa área e uma grande conquista para área de conhecimento da Ginástica para Todos.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

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