Ginástica Recreativa Realizada com Idosos do Albergue Santo Antônio de São João Del-rei-mg

Por: Fernanda Karolina Assunção.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Por intermédio da disciplina Educação Física Adaptada, os alunos do 5º período do curso de Educação Física da Universidade Federal de São João Del Rei, são designados a prestar serviços voluntários junto à comunidade. As entidades envolvidas são APAE, Albergue e CAPES, onde, nesse estudo nos focaremos no trabalho realizado com os idosos do Albergue Santo Antônio.
A maior parte do declínio da capacidade física dos idosos deve-se ao tédio, à inatividade e à expectativa de enfermidade. Além disso, grande parte deste declínio é provocada pela atrofia por desuso resultante de sedentarismo. (SANTOS; KNIJNIK, 2006).
Como maneira de justificar nosso envolvimento e permanência nas intervenções juntamente com o Programa de Extensão entre a UFSJ e o Albergue, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atividades consideradas leves ou moderadas podem retardar declínios funcionais, assim, presume-se que uma vida ativa em exercícios pode contribuir para a melhoria da saúde mental e física em idosos e ainda, por ser um hábito essencial na promoção da qualidade de vida pode interferir na longevidade e autonomia funcional. 
Considerando as perdas de movimento e funcionalidade em decorrência da idade, nos apropriamos de saberes sobre a ginástica, que aplicada de forma lúdica e recreativa seria uma maneira de atrair a participação de um grupo que de início rejeitava a prática de exercícios e indiretamente estaríamos aproximando os idosos á atividades semelhantes as que realizam no seu dia-a-dia, como por exemplo, pentear cabelo, tomar banho, etc. Com a implementação das atividades voltadas a ginástica, era possível notar o elevado grau de espasticidade dos idosos, e isso se dá pela pouca ativação ou utilização dos grupamentos musculares corporais.

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/4897

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.