Resumo

A Ginástica Rítmica é uma modalidade olímpica praticada no Brasil há pelo menos quarenta anos, e vem sendo, atualmente, foco de estudos de especialistas da área. Esse estudo vem traçar um paralelo entre a evolução deste esporte no Brasil considerando as mudanças promovidas pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) no Código de Pontuação, com o intuito de avaliar a promoção e a (r)evolução da modalidade e assim, em um determinado momento, detectar que as trocas dos critérios passaram ou não a ser fundamentais nas alterações de posições da Seleção Brasileira de Conjuntos, objeto de nosso estudo, nos campeonatos do mundo. O estudo se inicia com uma aproximação histórica das raízes da Ginástica Rítmica no mundo, com o surgimento da mesma no Brasil, procurando relatar a evolução da modalidade, trazendo à baila as informações sobre as participações brasileiras dentro desse processo, levando em consideração a dimensão artística das coreografias nacionais que vem promovendo uma significativa alteração no público presente nos ginásios do mundo todo. Como complementação da matriz teórica do trabalho, realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual, através de entrevistas com treinadoras de diferentes estados brasileiros analisou-se o panorama em que se encontra a modalidade no Brasil e como a ginástica brasileira é vista no exterior, bem como os fatores que contribuíram na obtenção dos resultados atuais do conjunto brasileiro. As considerações finais conduzem ao crescimento da GR de conjunto do Brasil no exterior e a uma possível valorização do artístico nas coreografias, em função da exploração da cultura brasileira enquanto arte. Porém essa teoria ainda não é totalmente visível e facilmente identificada pelas treinadoras do Brasil, motivo pelo qual acreditamos que ainda vai levar um tempo para que se construa uma identidade própria dentro do Brasil, a partir desta perspectiva artística na Ginástica Rítmica.

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