Goalball: Desenvolvimento de Habilidades e Capacidades Motoras Por Pessoas Portadoras e Não Portadoras de Deficiencia Visual

Por: Maria Teresa da Silva.

1999 26/02/1999

Send to Kindle


Resumo

Com o tema "Goalball: desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras por pessoas portadoras e não portadoras de deficiência visual", foram analisados neste trabalho alguns aspectos físicos e sociais do desenvolvimento humano que podem ser alcançados através de uma prática esportiva específica que é o Goalball, esporte este desenvolvido para portadores de deficiência visual e que tem como uma de suas regras a obrigatoriedade do uso de vendas para a sua prática por todos os jogadores. As características desse jogo nos levaram a analisar a possibilidade dessa prática por qualquer outro aluno ou atleta que enxergue (vidente) inclusive simultaneamente com a pessoa portadora de deficiência visual. Procurou-se também verificar se o Goalball poderia ser utilizado em um programa de atividade física para pessoas portadoras de outras deficiências. Para se atingir o objetivo proposto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica que indicou as características e necessidades dos portadores de deficiência, bem como um estudo exploratório prático que possibilitou a confirmação de algumas das hipóteses levantadas e ao mesmo tempo mostrou que para que uma atividade física possa ser benéfica para uma pessoa, é necessário primeiro conhecê-la muito bem e depois criar adaptações e estratégias específicas para ela, adaptações e estratégias estas que devem ser diferentes para uma outra pessoa com necessidades diferentes. Este estudo nos dá condições para afirmar que, tomando-se os cuidados necessários, a prática do Goalball é uma estratégia eficiente para facilitar tanto a aquisição de habilidades e capacidades motoras como a integração da pessoa portadora de deficiência à sociedade através de jogos integrados.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000189171&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.