Resumo

O mais novo esporte olímpico
Existem pequenas discordâncias, nas fontes pesquisadas, sobre a origem das primeiras regras do Golfe. Uma versão aponta para o ano de 1744, na Escócia, onde a Honorável Companhia dos Golfistas de Edimburgo teria estabelecido um conjunto de regras para um torneio local, regras estas que se modificaram muito pouco até a atualidade. Já outra, afirma que isto aconteceu dez anos mais tarde, também na Escócia, mas sem dar maiores detalhes sobre o caso. Fato é, que todos os indícios apontam realmente para esta época e para este país como o início da prática regulamentada do Golfe.

Apesar disso, muitas referências, equivocadamente, vão além na linha temporal defendendo a tese de que atividades físicas muito antigas deram origem a este esporte moderno. São exemplos: pastores que arremessavam pedras arredondadas com seus cajados em alvos fixos, na Antiguidade; uma atividade chamada chuiwan que era praticada com dez tacos e em terreno retangular por chineses, nos primeiros séculos d.C; e o jogo denominado kolf – que teria sido a primeira atividade parecida com o Golfe em terreno europeu, no século XIII.

Com o impacto da Revolução Industrial e o consequente boom esportivo do século XIX, o Golfe ganhou adeptos primeiramente em toda a Grã-Bretanha e, na sequência, espalhou-se pela Europa. Logo o esporte chegou também aos Estados Unidos da América, onde se enraizou com bases sólidas, tornando-se um dos esportes mais praticados no país até hoje.

Arquivo