Gordura Corporal e Demanda Energética de Escolares de Diferentes Níveis Sócio-econômicos no Município de Blumenau-SC

Por: e Giovana J. Kluge.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

As diferenças sócio-econômicas tendem a gerar comportamentos diferenciados com relação aos hábitos alimentares e ao nível de atividade física diária, em indivíduos de ambos os sexos, em diferentes faixas etárias. Assim, o propósito do presente estudo foi verificar a composição corporal e a demanda energética total diária de escolares de diferentes níveis sócioeconômicos, comparando-os entre si de acordo com o sexo. Para tanto fizeram parte da amostra 300 escolares, 150 da rede particular (75 meninos e 75 meninas) e 150 da rede pública (75 meninos e 75 meninas) de ensino do município de Blumenau/SC, nas faixas etárias dos 10 aos 14 anos. Para a avaliação do nível sócio-econômico foiempregado um questionário, validado anteriormente, contendo questões abertas, semi-abertas e fechadas. A gordura corporal foi estimada pela técnica da espessura do tecido celular subcutâneo e a demanda energética mediante as equações apresentadas porCUMINGHAM(1991). Mediante a análise dos resultados verificou-se valores semelhantes para a demanda energética, tanto nos escolares de maior quanto de menor nível sócio-econômico, em ambos os sexos. Todavia, tanto os meninos quanto as meninas de nível sócio-econômico mais elevado apresentaram maior peso corporal e níveis de gordura corporal mais elevados que os demais escolares. Os resultados encontrados no presente estudo nos fazem acreditar que o maior peso corporal, bem como os maiores acúmulos de gordura, por parte dos escolares de maior nível sócio-econômico, parece estar muito mais relacionado ao consumo do que a demanda energética diária.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.