Gordura Corporal, Nível de Atividade Física e Hábitos Alimentares de Adolescentes da Região Serrana de Santa Catarina, Brasil

Por: e Edson Luis Machado de Arruda.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.9 - n.1 - 2007

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a gordura corporal, o nível de atividade física e hábitos alimentares de adolescentes do Município de Lages, Região Serrana do Estado de Santa Catarina, Brasil. A amostra, constituída de 1024 adolescentes do sexo masculino (10 a 17 anos), foi selecionada de forma aleatória simples quanto às escolas, conglomerada por sala de aula e estratifi cada por rede de ensino. A gordura corporal foi estimada por meio de equações preditivas do percentual de gordura. O nível de atividade física e os hábitos alimentares foram coletados por meio de um questionário. Na análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva, teste do Qui-quadrado, análise de variância (ANOVA) one-way e o teste de Scheffé (p<0,05). Os resultados evidenciaram que 25,6% dos adolescentes apresentaram excesso de gordura corporal e 29,4% foram considerados insufi cientemente ativos. Dentre os hábitos alimentares inadequados, destacaram-se: o consumo excessivo de refrigerantes (36,9%), doces (41,3%) e frituras (29,1%). De modo geral, o nível de atividade física, os hábitos alimentares e a gordura corporal não diferiram em relação às idades (p>0,05). Os escolares da rede particular apresentaram mais gordura corporal (p<0,001), baixos níveis de atividade física (p<0,05) e hábitos alimentares menos saudáveis do que os da rede pública (p<0,05). Pode-se concluir que, aproximadamente, um em cada quatro adolescentes da região serrana apresentou excesso de gordura corporal e níveis insufi cientes de atividade física; um em cada três apresentou hábitos alimentares pouco saudáveis. Os adolescentes da rede particular apresentaram mais gordura corporal, baixos níveis de atividade física e piores hábitos alimentares do que os da rede pública.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/4028

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.