Governança Corporativa no Futebol Profissional: Estudo de Caso em Um Clube Brasileiro

Por: Renan Barabanov de Assis.

172 páginas. 2017 29/11/2017

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Resumo

Os clubes de futebol profissionais brasileiros estão inseridos em um ambiente que carece de transparência e eficácia na gestão, em um contexto que exige cada vez mais profissionalização e modernização na administração dos times para fazer frente à concorrência esportiva e comercial de clubes internacionais. Dentro desse cenário, o presente trabalho apresenta uma proposta de construção de uma estrutura de governança específica para clubes profissionais, tendo sua aplicabilidade verificada em um dos times de maior impacto e alcance no futebol brasileiro (Sociedade Esportiva Palmeiras). A extensa revisão da literatura permitiu a análise de propostas nacionais e internacionais e a proposição de uma estrutura básica de governança que pode ser adotada por clubes de futebol profissionais, ampliando seu potencial de retorno social, econômico, esportivo e social. O framework inclui ações, políticas e diretrizes e se apoia em quatro pilares: Participação e Democracia; Gestão, Funcionamento e Sustentabilidade; Transparência, Comunicação e Prestação de Contas; e Solidariedade e Responsabilidade Social. Na sequência, a viabilidade do modelo proposto foi analisada por meio de um estudo de caso conduzido em um dos maiores clubes do futebol brasileiro e atual campeão da primeira divisão nacional. Os conceitos apresentados contribuem para a formação de um conjunto teórico que pode orientar a discussão sobre os princípios que embasam uma estrutura de governança corporativa (GC) dos clubes de futebol profissionais. Acredita-se que a discussão desenvolvida neste trabalho amplia o debate sobre o impacto da governança como ferramenta de modernização e profissionalização administrativa no futebol e no relacionamento entre os clubes e os diversos atores do ambiente em que atuam, incluindo torcedores, associados, sócios torcedores, dirigentes, atletas, acionistas, investidores, federações, ligas, patrocinadores, mídia, sociedade e governos.

Endereço: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-20022018-151052/pt-br.php

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