Grupo de Estudo e a Formação do Professor de Educação Física do Ensino Superior: Importantes Contribuições Para Construção da Identidade Docente

Por: D. Batista e E. C. Moreira.

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar como a participação em grupos de estudo contribui na construção da identidade docente dos professores de Educação Física do Ensino Superior. Para tanto, observa-se que a troca de experiências proporcionada nos grupos de estudo, viabiliza um processo construtivo tanto pessoal quanto coletivo, pois, é nessa relação que se estabelece o entendimento da profissão, refletindo na ressignificação de saberes, produzindo assim, mudanças nas práticas pedagógicas dos professores universitários. Cabe ressaltar que a significação de cada ação no processo contínuo de formação deste docente envolve pontos de vista, valores, culturas, diferentes contextos sociais e institucionais que muitas vezes, o leva a lidar com certas resistências às inovações. O estudo foi realizado com base na abordagem qualitativa, adotando um caráter descritivo. O universo de pesquisa foi a Faculdade de Educação Física da UFMT, tendo como sujeitos, 12 professores pertencentes ao corpo docente instituição, independente da sua titulação. Para a coleta de dados foi utilizado como instrumento, à entrevista estruturada contendo um roteiro com 11 perguntas, sendo destacadas neste artigo, apenas 3. A análise foi realizada por codificação e categorização das respostas. Constatamos que o tempo dedicado a sua formação visualiza um desenvolvimento mais imbricado na profissão docente, o que possibilitará novos conhecimentos e novas formas de conceber o ensino. Com a relação à participação destes professores em grupos de estudos, observou-se que a maioria dos professores participa efetivamente de algum grupo de estudo, logo, produzem novas oportunidades de atualização, ampliando a consciência crítica e reflexiva docente, provendo novos saberes na construção de sua identidade profissional para uma prática consciente. Ao indagarmos os professores a respeito das contribuições que o grupo de estudo oferece para a sua atuação em sala de aula, obtivemos respostas que expressam, a partir das experiências da sala de aula, possibilidades de novos conhecimentos e novas formas de conceber o ensino com ênfase na formação continuada. Possibilita ainda que o professor consiga enxergar e pensar a sua ação formativa como um processo conduzido de forma flexível e reflexiva Por fim, concluímos que, a participação em grupos de estudos é parte de um processo que compreende uma formação permanente, que envolve o movimento dinâmico de fazer e o pensar sobre o fazer na prática profissional. Logo, a troca de experiências viabiliza a construção e a ressignificação de saberes que refletirão em mudanças nas práticas pedagógicas, possibilitando a construção de uma identidade docente transformadora.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.