Grupo de Ginástica Geral da Universidade Presbiteriana Mackenzie: Características Físicas e Motivos de Adesão

Por: André dos Santos Costa, Denise Elena Grillo, érico Chagas Caperuto, José Renato Campanelli, Maria Luiza Miranda, Olavo Dias de Souza Júnior e Vinicius Barroso Hirota.

Conexões - v.10 - n.4 - 2012

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar os motivos de adesão ao grupo de ginástica geral da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a composição corporal e as capacidades físicas dos seus integrantes. Participaram 10 indivíduos, com idade média de 22,3 anos. Para a detecção dos motivos foi utilizado um questionário semi estruturado. As características físicas foram obtidas por meio de medidas antropométricas, além de testes neuromusculares de agilidade, flexibilidade e impulsão vertical, para avaliar o nível de atividade física foi utilizado o questionário internacional de atividade física (IPAQ, 2005) versão curta e, ainda, foi feito um estudo sobre a imagem corporal. Observamos, que os motivos para a aderência ao grupo de ginástica foram: vivência diferenciada de atividades, influência dos amigos, auto superação e o fato de o indivíduo gostar de ginástica. Essa observação foi condizente com o valor do ipaq e a avaliação da imagem corporal. Concluímos que o grupo, se apresenta bem condicionado e com a composição corporal adequada às suas expectativas, portanto a GG é uma atividade prazerosa de adesão livre e espontânea.

Endereço: http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/895

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.