Resumo

INTRODUÇÃO
O Grupo Ginástico da Faculdade de Educação Física da Unicamp (GGFEF) é um dos projetos de extensão universitária da área da ginástica, caracterizando-se como um espaço gratuito e aberto à comunidade interna e externa à universidade, com oferecimento semestral há mais de 20 anos, tendo como objetivo a difusão da Ginástica para Todos por meio de vivências elaboradas com base na proposta pedagógica do Grupo Ginástico Unicamp (GGU) (PAOLIELLO et al, 2014). A maioria dos participantes não possuem experiências prévias com as práticas gímnicas, sendo esse um elemento fundamental para o planejamento pedagógico das atividades oferecidas. O planejamento é elaborado pelos monitores, sempre integrantes do GGU, graduandos e pós-graduandos em Educação Física, voluntários. Nesse contexto, esse relato de experiência debate o planejamento para a turma do primeiro semestre de 2017 elaborado por quatro monitores para os 30 alunos inscritos. Para o referido grupo foram elencados os seguintes objetivos: vivenciar as cinco modalidades gímnicas competitivas reconhecidas pela Federação Internacional de Ginástica (Artística, Rítmica, Trampolim, Acrobática e Aeróbica) (FIG, 2017) e outras práticas rítmicas e expressivas; fomentar dinâmicas coletivas na exploração dos materiais e na construção de coreografias; e por fim, a composição e demonstração de uma coreografia que envolva todos os participantes do projeto. Dessa forma, buscamos oferecendo experiências que permitam entender a lógica interna, em termos de Parlebas (2001), de uma prática coletiva, que é realizada a partir de um conjunto de saberes (em sua maioria ginásticos), que quando integrados e organizados podem resultar numa composição coreográfica, mas também na construção de uma pedagogia inclusiva, participativa e contextualizada.

O PASSO A PASSO DO PLANEJAMENTO E NOSSAS EXPECTATIVAS
Os saberes acima mencionados foram distribuídos nos 30 encontros do semestre, os quais possuem 90 minutos e são realizados no Laboratório Integrado de Ensino Pesquisa e Extensão (LABFEF). A abordagem dos fundamentos das modalidades gímnicas competitivas será realizada em 10 encontros, visando ampliar e compartilhar o repertório dos participantes. As atividades rítmicas e expressivas serão contempladas em cinco encontros, na tentativa de oferecer uma experiência pautada na diversidade cultural musical e artística, em diálogo com a Ginástica para Todos. É importante destacar a presença de professores convidados para esses encontros, especialistas em determinadas práticas, fato que acreditamos garantir melhor qualidade no processo de ensino-aprendizagem. Em sua maioria, esses convidados são integrantes do GGU e já participaram do GGFEF como participantes e/ou monitores. As dinâmicas coletivas de exploração e composição coreográficas serão trabalhadas em 15 encontros. Esse processo se desenvolve coletivamente, buscando que os participantes exercitem a criatividade, criando encontro a encontro, pequenas sequências coreográficas, muitas delas com a utilização de materiais alternativos, ou seja, não-oficiais das ginásticas competitivas. O trabalho conjunto, e consequentemente, a cooperação, representa a essência do processo e, ao final do semestre, é desejável que essas pequenas composições auxiliem o grupo na construção da coreografia que será apresentada no Festival da FEF-UNICAMP. Após a realização de todos os encontros e a ênfase nas construções coletivas, esperamos que os alunos tenham compreendido não apenas as características elementares da Ginástica para Todos, mas também a proposta pedagógica do GGU (AYOUB, 2013) e os valores que a sustentam – coletividade, respeito, diversidade, acessibilidade, participação –, sendo capazes de propagar esses princípios para outras práticas corporais e cotidianas. Para além disso, esperamos fomentar novas experiências corporais aos participantes, ampliar os espaços formativos oferecidos pela FEF-UNICAMP, e manter a faculdade ativa e inovadora no campo da ginástica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
AYOUB, Eliana. Ginástica Geral e Educação Física Escolar. Editora da UNICAMP, 2013. 

PAOLIELLO, Elizabeth; TOLEDO, Eliana; AYOUB, Eliana; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; GRANER, Larissa Silva Pinto. Grupo Ginástico Unicamp: 25 anos. Campinas: Unicamp, 2014.

PARLEBAS, P. Léxico de Praxiologia Motriz juegos, deporte y sociedad. Barcelona, Editorial Paidotribo, 2001.
 

Acessar