Há Aumento do Peso Corporal nos Finais de Semana e nas Festas de Final de Ano? Análise em Participantes de Programa de Exercício Supervisionado

Por: e Paloma Gomes.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.10 - n.3 - 2004

Send to Kindle


Resumo

FUNDAMENTAÇÃO: Acredita-se que o peso corporal (PC) de adultos tende a aumentar fora dos dias úteis, seja pela maior ingestão ou pela redução de exercício. Objetivamos verificar se o PC aumenta nos finais de semana e nas festas de finais de ano. MÉTODOS: Analisamos, retrospectivamente, os dados de 53 adultos (36 homens), com idade entre 38 e 81 anos (64 ± 10), freqüentando um programa de exercício supervisionado - três a seis sessões semanais de 60 minutos, incluindo exercícios aeróbicos, de fortalecimento muscular e de flexibilidade individualmente prescritos. Excluíram-se aqueles que faltaram mais de 25% das sessões, mais de duas semanas consecutivas ou que faziam uso de diuréticos ou outras medicações capazes de afetar o PC. O PC foi registrado antes de cada sessão. Foram analisados os dados registrados em duas semanas do mês de novembro e nas duas sessões pré e pós-festas de final de ano. RESULTADOS: Houve estabilidade no PC - (média ± erro padrão) 74,6 ± 1,7 vs. 74,6 ± 1,7kg -, respectivamente, antes e após o final de semana (p = 0,382), enquanto houve um aumento pequeno, porém significativo, com as festas de final de ano - 74,3 ± 1,7 vs. 74,9 ± 1,7kg - (p < 0,001). Ganhos superiores a 1 e 2% do PC (máximo individual de 3,8%) com as festas de final de ano foram observados, respectivamente, em apenas nove (16,9%) e seis (11,3%) dos indivíduos, com maiores variações absolutas nos indivíduos mais pesados. DISCUSSÃO: Em adultos participantes de um programa de exercício supervisionado, o impacto do final de semana e das festas de final de ano sobre o PC é nenhum ou pequeno e provavelmente restrito a apenas uma parcela pequena dos homens mais pesados. Provavelmente o estilo de vida mais saudável permite com que não haja um desequilíbrio importante entre a ingestão de calorias e o dispêndio de energia pelo exercício físico nas circunstâncias estudadas.

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v10n3/21146.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.