Há Relação do Estresse em Mulheres na Pós Menopausa com a Frequência Cardíaca de Repouso?

Por: Danilo Rodrigues Batista, Felipe de Ornelas, Guilherme Borsetti Businari, , Vlademir Meneghe e Wellington Gonçalves Dias.

VI Congresso Sudeste de Ciências do Esporte

Send to Kindle


Resumo

Introdução: O estresse pode ser definido como um estado de alteração psicofisiológica processada no organismo em situação onde há uma reação sistêmica que desencadeie uma atividade anormal no organismo, por condições negativas ou positivas, provocando respostas fisiológicas essenciais que envolve o processo de alostase, que pode influenciar a frequencia cardíaca de repouso (FCrep), já que representa um parâmetro fisiológico do sistema cardiovascular. Objetivo: Relacionar o estresse percebido com a frequência cardíaca de repouso de mulheres na fase da pós menopausa. Metodologia: Participaram do estudo 30 mulheres na fase da pós menopausa (59,6 ± 6,4 anos; 1,59 ± 0,08m; 65,2 ± 10,2 kg; IMC = 26,1 ± 3,1 kg/m2; 27,9 ± 5,2 % Gordura; 9102 ± 3560 passos por dia). O estresse foi mensurado pela Escala de Estresse Percebido (EEP). A EEP possui 14 questões com opções de resposta que variam de zero a quatro. As questões incluem a autoavaliação do estado de saúde, percepção da situação econômica, da memória, satisfação com a vida e acontecimento de eventos negativos. A FCrep foi mensurada na posição supinada, às 8:00 AM em uma sala com pouca iluminação, sem ruído e temperatura controlada de 23º a 25ºC. As voluntárias permaneceram 5 minutos em repouso, com respiração espontânea, em seguida registrou-se um trecho de 5 minutos de batimentos cardíacos com o cardiofrequencimetro First Beat Sports Software®. O menor valor do último minuto foi considerado a FCrep. As voluntárias foram orientadas a não realizaram exercícios extenuantes e consumo de bebidas alcóolicas/estimulantes ou betabloqueadores. Foram testadas a normalidade e homocedasticidade dos dados pelo teste de Smirnov e Levene. Para verificar relação entre EEP e FCrep utilizou-se a Kolmogorov correlação linear de Pearson com p<0,05. Resultados: EEP = 18 ± 7 UA; FCrep = 65 ± 8 bpm. Observou-se correlação significativa entre as variáveis EEP e FCrep (r = 0,616; r2 = 0,379; IC95% = 0,33 a 0,80; p =0,0003). Considerações finais: Existe uma relação direta entre o escore de estresse percebido com a frequência cardíaca de repouso em mulheres idosas na pós menopausa.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.