Habilidades Motoras Básicas em Alunos com Síndrome de Down Praticantes de Atividades Motoras

Por: Déborah Medonça Chaves, Kathya Augusta Thomé Lopes, Minerva Leopoldina de Castro Amorim e Nivado dos Santos Junior.

XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS

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Resumo

OBJETIVO:Comparar as habilidades motoras básicas (locomoção) de alunos com SD antes e após interven-ções  realizadas  no  Programa  de  Atividades  Motoras  para  Deficientes/PROAMDE.MÉTODO:A  turma  foicomposta por 35 adolescentes com idades de 12 a 17 anos, com vários tipos de deficiências. Neste trabalhoavaliamos os três alunos diagnosticados com SD pelo fato dos outros terem muitos comprometidos associa-dos à deficiência. As atividades aconteceram duas vezes por semana com duração de 75 minutos cada aula.Os conteúdos trabalhados evidenciaram as habilidades motoras básicas (locomoção e equilíbrio). A ficha deavaliação  proposta  pelo  PROAMDE  constava  de  12  itens:  somente  locomoção  (rastejar)  e  equilíbrio  (dinâ-mico) foram avaliados, tendo como critérios: Realiza, Não Realiza, Realiza com Dificuldade e Não se aplica.RESULTADOS:Comparando os resultados antes e após as intervenções foi verificado que as habilidades queno inicio do ano os três alunos realizavam com dificuldade, todos já conseguiram realizar, inclusive um dosalunos  que  não  rastejava  foi  observado  um  melhor  desempenho.CONCLUSÃO:Como  qualquer  habilidadeprecisa  ser  praticada  as  atividades  com  crianças  com  deficiência,  sendo  repetidas  várias  vezes  para  que  asmesmas possam aprender e melhorarem suas habilidades, sugerindo as atividades lúdicas, onde é visto que aparticipação é ainda maior, ajudando assim na interação social deles com os demais alunos

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