Habilidades Motoras e os Conceitos de Movimento na Educação Infantil

Por: Glauber Carvalho Nobre, João Otacílio Libardoni dos Santos, , Tanisa Cenci e Zenite Machado.

Acta Brasileira do Movimento Humano (ABMH) - v.1 - n.1 - 2011

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo é analisar habilidades motoras e conceitos de movimento vivenciados nas aulas de Educação Física para Educação Infantil. A amostra foi constituída por quarenta crianças de 4 a 6 anos, alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Descobrindo Caminhos, Santa Tereza-RS. Utilizou-se um instrumento de VT para gravações das aulas. Os resultados mostram que os programas de intervenção destes professores oferecem habilidades locomotoras tais como caminhar, correr e saltitar, mas pouca diversificação. No conceito "consciência corporal", a forma do corpo estendida foi utilizada na maioria das atividades. As ações corporais propostas eram na maioria fechadas, restringindo os conceitos de movimento e habilidades trabalhadas. A educação infantil é momento de proporcionar desenvolvimento e a aprendizagem para as crianças, por isso, acreditamos ser importante o professor aprimorar-se na aplicação dos conceitos a habilidades motoras.

Endereço: http://revista.ulbrajp.edu.br/ojs/index.php/actabrasileira/article/view/1171

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.