Hábito de Leitura dos Alunos do Curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília

Por: Alan Ribeiro Schyneyder, Ana Paula Trindade da Silva, Eduardo Rodrigues Ferreira Santos, Iêda dos Santos Ribeiro, Sandra Mara Bessa Ferreira e Victor Emanuel Oliveira Ferreira.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.12 - n.4 - 2004

Send to Kindle


Resumo

Este estudo trata do hábito de leitura de universitários da área de Educação Física. Esses futuros profissionais devem obter um conhecimento técnico e científico dos movimentos e respostas funcionais do corpo humano para poderem prescrever exercícios físicos para seus alunos ou clientes. Por isso, o hábito de ler é fundamental para que ele possa ampliar seus conhecimentos de forma que lhe seja possível assumir com competência e responsabilidade sua área de atuação junto à sociedade, cuja abrangência é enorme, já que está associada não só à área de educação, como também à área de saúde. Além da revisão bibliográfica, realizou-se levantamento de dados quanto ao hábito de leitura dos alunos do Curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília, mais especificamente, do 1º e do 8º semestre. Os resultados indicam que dos 188 alunos pesquisados, 22,8% lêem em média três dias por semana, 32,9% afirmam que quando lêem, só o fazem durante uma hora. O veículo de leitura mais utilizado por eles, são os sites da Internet e o caderno. As revistas e livros técnicos não são muito utilizados. Tais resultados nos levam a crer que os alunos do curso não possuem um hábito de leitura adequado ao contexto universitário em que estão inseridos. PALAVRAS-CHAVE: Hábito de leitura; Universitários; Educação Física

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.