Hábitos Alimentares de Mulheres Obesas de Cruz Alta/rs

Por: Amanda Soares.

58 Reunião Anual da SBPC

Send to Kindle


INTRODUÇÃO:

O objetivo do estudo foi investigar os hábitos alimentares de mulheres adultas e obesas da cidade de Cruz Alta, RS - Brasil. A amostra intencional foi composta por 40 mulheres na faixa etária entre 35 a 59 anos, com Índice de Massa Corporal (IMC) superior ou igual a 30kg/m², da Clínica Equilibrium (Clínica de Tratamento da Obesidade).

METODOLOGIA:

Utilizou-se como instrumento um questionário misto e auto-aplicável, composto por duas partes: a) Nível sócio econômico (ANEP, 1997) e b) Avaliação de hábito alimentar (Curso Técnico em Nutrição, 2003). A coleta de dados foi na própria clínica, mediante preenchimento do questionário. Os dados foram analisados perante a estatística descritiva (distribuição de freqüências absolutas e medidas de tendência central), além da análise interpretativa de conteúdo.


 RESULTADOS:

Os resultados indicaram que a maior parte da amostra foi composta por mulheres casadas, cuja principal rotina do dia é o cuidado doméstico, apresentam o ensino fundamental em sua escolaridade e são pertencentes à classe C e B. Em relação aos hábitos alimentares, a maioria realiza no mínimo três refeições diárias, não mantendo por costume a realização de refeições intermediarias, a proteína mencionada pela maioria foi à carne de gado e de preferência que ela seja frita. Grande parte das mulheres deste estudo consome saladas durante a principal refeição que é o almoço, ainda consomem frutas, diariamente laticínios, além dos alimentos integrais, os doces fazem parte da alimentação apenas aos finais de semana para a maior parte destas mulheres


CONCLUSÕES:

Com estes resultados pode-se observar a necessidade de mudanças nos hábitos alimentares, para que estes possam contribuir na condição de saúde das mulheres.

Comentários


:-)





© 1996-2014 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.