Hábitos de Sono e Atividade Física em Crianças e Adolescentes: Uma Revisão Sistemática

Por: Eliane Denise Araujo Bacil, Elto Legnani, Guilherme da Silva Gasparotto, Michael Pereira da Silva e Wagner de Campos.

Journal Of Physical Education - v.26 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: Revisar sistematicamente a literatura sobre a associação entre os hábitos de sono e a atividade física (AF) em adolescentes. Metodologia: Realizou-se uma revisão sistemática da literatura (de 01-2000 à 06-2014) utilizando-se dos seguintes descritores (“sono”, “atividade motora”, “atividade física”, "adolescentes").  Foram identificados 1793 artigos e 8 deles atenderam os critérios de inclusão. Resultados: Dormir 8 horas/dia associou-se ao nível de atividade física de adolescentes sauditas. A prática de ao menos 60 min/dia de AF favoreceu a ocorrência de sono suficiente em crianças e adolescentes. A não participação em AF de lazer e esportiva associou-se ao cansaço matinal. O sono associou-se ao desempenho acadêmico, status de peso corporal e a outros comportamentos de saúde. Conclusões: A média de horas de sono dos adolescentes foi de 8,3 horas contudo, dados sobre a relação entre a AF e o sono ainda são frágeis e inconsistentes e carecem de mais estudos.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/24864

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.