Resumo

O presente trabalho é parte do projeto de cunho multidisciplinar e inter-institucional PRODESP/UFGRS (Gaya et alii., 1994). A partir da análise dos hábitos de vida de crianças em idade escolar (7 a 14 anos) de uma escola da rede municipal de ensino, este trabalho teve por objetivo identificar: o nível sócio-econômico através das características físicas da habitação e o número de moradores da mesma; a organização do cotidiano quanto aos hábitos de sono, às ocupações básicas domésticas e de lazer, à distância de residência à escola e o meio de transporte utilizado para este deslocamento; a participação esportiva e sócio-cultural tendo como referência os incentivos materiais, espaciais e sócio-culturais. Participaram da investigação 136 alunos. Para a realização deste estudo descritivo utilizou-se um instrumento adaptado do inventário EVIA (Sobral, 1992). Os resultados sugerem a relevância dos hábitos de vida na determinação e organização da prática desportiva realizada pelas crianças. Desta forma, sugerimos que essas variáveis sejam consideradas na organização curricular da disciplina de Educação Física.