Hábitos Físicos e Esportivos nos Momentos de Lazer de Jovens Universitários da área da Sáude

Por: Elson Aparecido de Oliveira, João Carlos Martins Bressan, Luciano Santos Alves e Victor da Cruz Valle.

Corpoconsciência - v.23 - n.3 - 2019

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Resumo

Introdução: O declínio na prática de atividades físicas entre universitários tem sido registrado com frequência. Aspecto preocupante, pois a manutenção da saúde física e mental é crucial para que os jovens consigam lidar com os problemas emergentes das tarefas e obrigações acadêmicas. Objetivo: analisar o envolvimento de jovens universitários de cursos da área de saúde em atividades físicas e esportivas nos momentos de lazer. Metodologia: O estudo está pautado em uma abordagem qualitativa e quantitativa de caráter exploratório. Os sujeitos da pesquisa são acadêmicos (n=79) do primeiro e último semestre dos cursos da área da saúde da UNEMAT campus Cáceres/MT (Educação Física, Enfermagem e Medicina), com idade entre 17 e 24 anos (20,56±2,01), sendo em sua maioria do sexo feminino (n=52). Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário com questões estruturadas e semiestruturadas, relativas as dimensões sociodemográfica, conteúdos físicos e esportivos vivenciados nos momentos de lazer e os espaços disponíveis. Estatística descritiva (média, frequência, porcentagem e desvio padrão) das variáveis foram empregadas usando as ferramentas SPSS v.20 e Microsoft Office Excel 2007. O projeto foi aprovado em Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado de Mato Grosso. Resultados: Dentre as atividades vivenciadas pelos jovens nos momentos de lazer se destacaram: Musculação (31,6%), Caminhada (26,6%) e Voleibol (20,3%). Dos participantes, 34,2% afirmaram não ter praticado nenhuma atividade física ou esportiva no mês anterior a coleta dos dados, e 40,5% não praticaram AFEs na semana anterior, se destacando acadêmicos do primeiro semestre e do sexo feminino. Conclusão: Ocorre a necessidade de promoção de atividades físicas eesportivas ao público universitário, por meio da oferta de espaços qualificados, animação sociocultural e sensibilização dos jovens para adoção de hábitos saudáveis. Ainda, é essencial ao público universitário o desenvolvimento de competências para gestão do tempo de lazer, privilegiando atividades físico-esportivas

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/issue/viewIssue/561/73

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