Hábitos Hedonistas de Lazer de Professores de Educação Física em Canindé

Por: F. G. S. Lima, S. M. B. Abreu, T. C. L. Monte e W. N. Sabóia.

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

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Resumo

O lazer consiste em vontades que o indivíduo tem, seja para desenvolver alguma atividade ou simplesmente repousar, seja para momentos lúdicos ou para tirar o estresse da jornada de trabalho (Dumazedier, 1976 apud Oleias, 2003). O lazer ativo, por sua vez, tem como sua função, desenvolver atividades de caráter educacional, bem como estimular hábitos de vida mais saudáveis, juntamente com familiares, e de preferência em contato direto com a natureza (Nahas, 2010). O objetivo do estudo foi avaliar os hábitos Hedonistas de lazer dos professores de Educação Física do município de Canindé. A amostra foi composta por 41 professores de Educação Física da Educação Básica, sendo 24 da esfera Municipal, 10 da esfera Estadual, 03 da Federal e 04 que fazem parte do Município e Estado. A presente pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa transversal, de campo, com uma abordagem quantitativa dos dados, onde foi aplicado o questionário, Escala de Hábitos de Lazer (EHL) adaptado de Formiga (2005), em que os indivíduos devem assinalar para cada opção de hábito uma pontuação entre 0 e 5, indicando assim a frequência com que praticam tal atividade, sendo que o 0 (zero) equivalia a Nunca e 5 (cinco) equivalia a Sempre. Analisando os resultados obtidos na pesquisa constatou-se que as maiores pontuações foram obtidas pelas variáveis navegar na internet e ir a shows, teatro etc., com o somatório de pontos de 158 cada um. O fato é que com a era da tecnologia e as redes sociais em alta a prevalência na variável Navegar na internet, já se cogitava que os participantes iriam ter uma alta pontuação nesse quesito. Contudo, a variável ir a shows, teatro, etc. obteve uma pontuação semelhante, tendo em vista que devido à região de Canindé e os municípios mais próximos realizarem eventos do tipo e a cidade não ter uma diversidade de atrações de lazer, as pessoas se utilizam dessas formas de lazer para se divertir, isso, por não haver outras opções na cidade. O presente trabalho mostrou uma grande relevância ao tratar dos hábitos hedonistas do professor, delineando um perfil do lazer dos mesmos, já que muitas vezes, nem a própria escola mostra preocupação em relação ao bem estar do professor.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

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