Handebol e Internet - o Caso do Site Pedagogia do Handebol

Por: .

III Congresso de Ciência do Desporto

Send to Kindle


Introdução: A pedagogia do esporte vem estabelecendo-se como área de estudos da educação física. Muitas obras são produzidas fora e dentro do Brasil (DIETRICH et al, 1984; TEODURESCU, 1984; BAYER, 1994; GRAÇA, OLIVEIRA, 1995; GRECO, BENDA, 1996; KROGER, ROTH, 1999; FREIRE, 2001; PAES, 2006; REVERDITO, SCAGLIA, 2009; LEONARDO et al, 2009). Esses estudos, por vezes, acabam pouco acessíveis aos profissionais da educação física. Em contrapartida, a internet mostra-se uma ferramenta capaz de facilitar o acesso à informação (qualificada ou não). Explorandoa potencialidade da internet, Pereira (1998) realizou um estudo sobre o Centro Esportivo Virtual (CEV), plataforma on-line sobre temas da educação física. Esse precedente possibilitou há 22 meses o desenvolvimento do projeto "Pedagogia do Handebol", com intuito de difundir estudos sobre a pedagogia do esporte (com base em seus autores) através da internet.

Objetivos: Verificar o alcance de ferramentas on-line para divulgação de trabalhos relacionados à pedagogia do esporte com foco no handebol.

 Metodologia: A hospedagem do site deu-se no wordpress.com (plataforma gratuita) e através de compra do domínio www.pedagogiadohandebol.com.br. Divulgou-se através de atualização semanal do site visando indexação frequente nos principais buscadores da internet; encaminhamento de e-mails; e divulgação espontânea na web. Analisou-se: número de acessos totais (NAT); picos de acessos mensais (PAM); hyperlinks externos para o site (LE); número de comentários aprovados no site (NCA); colaboradores prospectados (CP); enquete sobre perfil de usuários (EPU) - abril e maio/2009.

 Resultados: NAT=321.615; PAM: 31.338 em maio/2009; 30.208 em setembro/2009; e 29.510 em junho/2009; LE=934; NCA=977; CP=5, (1 doutor docente, 1 mestrando docente, 1 mestrando e 2 especializandos); EPU: „alunos de ensino fundamental/médio‟=108; „professores de escola‟=75; „treinadores de handebol‟=62; „alunos universitários‟=59; „professores universitários‟=21; „dirigentes esportivos‟=13. Conclusões: Com mais de 320 mil acessos (picos de mais de 30 mil acessos pro mês) e 934 hyperlinks externos, verifica-se a validade de ferramentas on-line para maior acesso às informações sobre a pedagogia do esporte. Destaca-se a integração de colaboradores com viés acadêmico garantindo qualidade ao material do site, acessos de alunos de ensino fundamental/médio, professores de escolas, treinadores de handebol e dirigentes esportivos (público esperado) e a participação de professores e alunos de universidades, mostrando a validade acadêmica do site. Conclui-se que a internet é capaz de democratizar o acesso a informações concebidas no âmago da universidade e ser uma forma de orientação e consulta aos membros do próprio meio acadêmico.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.