Heroísmo, Mídia e o Sport Club Corinthians Paulista: Um Estudo de Caso Acerca da Final da Libertadores 2012 na Folha de S. Paulo

Por: e Everton Albuquerque Cavalcanti.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.27 - n.4 - 2013

Send to Kindle


Resumo

A partir do processo histórico que notabilizou o futebol como um elemento da cultura nacional, destaca-se sua projeção enquanto uma modalidade que ampliou suas relações com os setores financeiro, econômico e comercial. Nesse sentido, a mídia tornou-se um relevante mediador de tensões interligadas às práticas futebolísticas, criando representações que afetam a formação da identidade esportiva brasileira. O objetivo deste artigo consiste em analisar como o jornal Folha de S. Paulo retratou a inédita conquista da Copa Libertadores da América de 2012, pelo Sport Club Corinthians Paulista. Metodologicamente caracterizado como uma pesquisa histórica do tempo presente, analisou-se as edições dos dias 4, 5 e 6 de julho, tratando-se, portanto, de um estudo de caso. Constatou-se que o periódico é um meio propício à construção de narrativas a partir da figura do herói, elaborando o discurso de acordo com interesses comerciais que objetivam consolidar uma cultura esportiva voltada para o consumo.

PALAVRAS-CHAVE: Futebol; Mídia; Heroísmo; Consumo. 

Endereço: http://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/77915/81883

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.