Hidroginástica Para Idosos: o Que Dizem os Praticantes

Por: Alessandra de Souza Cerri.

0 páginas. 2003

Send to Kindle


Resumo

O aumento da longevidade, conseqüência das melhoras ocorridas em várias áreas de atuação humana, associado à queda da taxa de natalidade vem ocasionando um considerável incremento no número de indivíduos idosos presente no quadro populacional de diversos países. Esse envelhecimento populacional vem exigindo mais estudos e melhor preparo para atender satisfatoriamente esse grupo. As atividades físicas podem interferir positivamente em muitas das degenerações características dessa fase, além de proporcionar benefícios associados aos componentes psicológicos dos praticantes. Dentre as muitas opções de atividade física, a hidroginástica vem se firmando como uma modalidade adequada que muito tem a auxiliar os indivíduos que vivenciam esse processo, principalmente, em função das propriedades da água que são diretamente usufruídas pelos praticantes. O objetivo principal desse estudo é analisar o significado da prática de hidroginástica para os idosos. Para investigar esse assunto, aplicamos um questionário para 26 indivíduos de Piracicaba (BR) e 12 de Fort Collins (EUA). Para isso, inicialmente, traçamos o perfil dos participantes e posteriormente utilizamos a adaptação proposta por Simões (1994) para a técnica de Análise de Asserção Avaliativa contida na Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Os resultados obtidos mostraram que benefícios físicos, psicológicos e sociais são percebidos pelos próprios idosos. Uma parcela significativa reconhece que, através da prática da hidroginástica tiveram melhora da saúde geral, condicionamento físico, auto-estima e um maior contato social. Dessa forma, essa atividade física pode auxiliar componentes qualitativos, importantes na vida de indivíduos que vivenciam as conseqüências do processo de envelhecimento.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=765&listaDetalhes%5B%5D=765&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.