Resumo

Objetivo:
Nossa contribuição visa à análise comparativa das letras de alguns hinos de clubes de futebol de Portugal e do Brasil à luz da fase de transição dos hinos marciais das primeiras décadas do século XX para os hinos populares a partir da década de 1940.

Métodos e resultados:
A partir de um olhar transdisciplinar, pensamos a relação entre literatura, música e futebol através da análise das letras de hinos, tomando por base seus elementos líricos (forma; estrofação; metrificação; rima), épicos (cena enunciativa; espacialização; feitos heróicos e conquistas e/ou virtudes; identidade simbólica) e dramáticos (afetividade; apelo à fidelidade; emoção; louvor). Para isso, elegemos as letras dos hinos do Sport Lisboa e Benfica e do Futebol Clube do Porto, de Portugal e, respectivamente, do Sport Clube Corinthians Paulista e do Fluminense Sport Club, do Brasil para comporem o corpus de análise.

Conclusão:
Para uma abordagem dessa natureza, consideramos não só a história e trajetória dos clubes, como também, na medida do possível, os contextos em que tais letras foram compostas. Constatamos que os hinos, enquanto parte do arsenal de símbolos de toda agremiação, contribuem para a construção da imagem do clube, mas também estão sujeitos a atualizações. Além disso, pensamos as tradições e os imaginários dos clubes como resultados de processos discursivos de construção a partir de contextos de emergência específicos, cujas marcas ficam registradas no próprio texto da letra de seus respectivos hinos. Seriam, pois, construções que estão na base das “comunidades imaginadas”, como aponta Hans Ulrich Gumbrecht.