Hipotensão Aórtica Depois de Uma Sessão de Exercício de Força em Pacientes com Doença Arterial Periférica.

Por: Aluísio Andrade Lima, Antonio Henrique Germano Soares, Eduardo Cald, Gabriel Grizzo Cucato e Marilia de Almeida Correia.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.24 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

ntrodução: Uma única sessão de treinamento de resistência reduz a pressão arterial (PA) braquial em pacientes com doença arterial periférica (DAP). No entanto, não se sabe se respostas semelhantes ocorrem na PA aórtica, que é considerada um melhor preditor de eventos cardiovasculares. Objetivo: Este estudo visou analisar os efeitos de uma sessão de treinamento de resistência sobre a PA aórtica de pacientes com DAP. Métodos: Este estudo randomizado, cruzado e controlado envolveu 16 pacientes. Todos realizaram uma sessão experimental de treinamento de resistência: sessão força (SF – três séries de 10 repetições em oito exercícios, intensidade de cinco a sete na escala de OMNI-Res) e uma sessão controle (SC –repouso por 50 minutos). Antes e depois de cada sessão, a PA aórtica foi avaliada pela técnica de tonometria de aplanação. Resultados: Houve um aumento na PA aórtica sistólica (P < 0,002) e média (P < 0,001) nas duas sessões, entretanto, aumentos maiores foram observados na SC (P < 0,001). Além disso, a PA aórtica diastólica só aumentou após a SC (P = 0,004). O efeito hipotensor do exercício sobre a PA aórtica sistólica, diastólica e média foi de -12 ± 2, -6 ± 2, e -7 ± 2 mmHg, respectivamente. Conclusão: Uma única sessão de treinamento de resistência promoveu efeito hipotensor na PA aórtica de pacientes com DAP, indicando uma redução aguda do risco cardiovascular nessa população. Nível de Evidência Nível I; Estudos terapêuticos - Investigação dos resultados do tratamento.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922018000100017&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.