Integra

Introdução: O treinamento de força pode trazer diversos benefícios à saúde de indivíduos tanto hipertensos quanto normotensos, através da alteração na resposta da pressão arterial (PA) após uma única sessão de exercícios resistidos.

Objetivo: verificar e comparar o efeito hipotensor entre homens e mulheres após um protocolo de exercícios resistidos.

 Metodologia: A amostra foi composta por 14 indivíduos normotensos, sendo sete do sexo masculino (21,5 ± 0,6 anos; 76,2 ± 2,5 kg; 176,4 ± 6,4 cm;) e sete do sexo feminino (19,6 ± 0,7 anos; 66,3 ± 2,1 kg; 163,1 ± 6,7 cm). Os voluntários foram submetidos ao teste de carga máxima (1RM), e 48 horas após a obtenção das cargas os mesmos realizaram os exercícios supino horizontal e cadeira extensora, tendo um intervalo de 48 horas entre cada exercício. Foi utilizada uma carga de 70% de 1RM, com 90 segundos de intervalo entre as séries, até a exaustão ao longo de três séries. Foi utilizado um metrônomo para a cadência dos movimentos. A aferição da PA foi feita em repouso e 20 minutos após o término dos exercícios utilizando o método auscultatório. Para determinar as diferenças foi utilizada a análise de variância para medidas repetidas com fator de duas entradas, e para localizar possíveis diferenças o teste post hoc de Tukey.

 Resultados: Após ter sido empregada análise de variância de dois fatores foi encontrada diferenças significativas (P<0,05) na resposta da PAS após o esforço em relação ao repouso somente em mulheres em ambos os exercícios avaliados, mas não houve diferença significativa ao compararmos homens e mulheres.

Conclusão: Concluímos que o efeito hipotensor pós-exercício resistido não apresenta diferença entre gêneros no protocolo de exercícios resistidos realizados.