Histórico, Evolução e Fundamentos do Treinamento Desportivo.

Parte de Introdução à Moderna Ciência do Treinamento Desportivo . páginas 2 - 16

Resumo

Os primórdios do treinamento desportivo sistematizado, tal como tantas outras facetas da moderna cultura ocidental, são localizados na Antigüidade Grega.

Os Jogos Olímpicos, entre os povos helênicos, nos seus doze séculos de existência (de 776 A. C. até 394 da Era Cristã), foram, indubitavelmente, a fonte criadora dêsse tipo de atividade.

É comprovado que o jôgo, a competição, é uma característica da vida de relação animal. Entre os homens, no decorrer da História, depara-se com diferentes tipos de desporto; entretanto, em nenhuma ocasião, surge o mesmo realce, a mesma suntuosídade e subümação em que a antiga Hélade organizava os jogos atléticos.

Sendo admirados como heróis de suas cidades, considerados superiores entre seus pares,°eternizados em esculturas, os atletas gregos constituíam o exemplo mais significativo para a juventude. A preparação física integrava, inclusive, a educação dos jovens cidadãos.

Em tal conjuntura, é sensível que surgisse espontaneamente uma arte de treinamento. E esta, entre os gregos, teve um processo evolutivo tão importante que têrmos de comparação somente são encontrados nas técnicas atuais.