História de Vida de Erasmo Pilotto: Papel do Educador no Contexto da Educação Física no Estado do Paraná-brasil

Por: Ana Luiza Barbosa Anversa, Bruna Garcia Cassiano, Bruna Solera, Luciane Cristina Arantes da Costa e Vânia de Fátima Matias de Souza.

Corpoconsciência - v.20 - n.2 - 2016

Send to Kindle


Resumo

As discussões históricas nos permitem observar como se deu a construção de um ideal ou pensamento em um determinado momento da sociedade. Nesse enfoque o presente estudo tem por objetivo compreender como a educação física se contextualiza nas obras de Erasmo Pilotto e como suas propostas ideológicas influenciaram para a efetivação das aulas deste componente curricular na educação primária paranaense. Adotou-se a pesquisa do tipo bibliográfica, analisando a partir do recorte temporal dos anos de 1950 a 1970, obras que auxiliaram na compreensão da interlocução de Erasmo Pilotto com a Educação Física escolar nas aulas dos anos iniciais. Identificou-se a defesa do educador pela educação física na escola primária, como forma de corroborar para a formação humana, destacando que ao se trabalhar o corpo proporciona-se o desenvolvimento social do homem, uma vez que Erasmo Pilotto defendia que, a criança precisava ter conhecimento de seu corpo para a sua transformação total.

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4373

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.